terça-feira, 28 de março de 2023

Brinquedos e Brincadeiras - 1º Ano - Pró Josiara

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos e meninas sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem". 
(Carlos Drummond de Andrade)
Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações.
O brincar é a primeira forma que as crianças encontram de se relacionar com o mundo. É por meio das brincadeiras que elas têm a oportunidade de descobrir cores, formatos, texturas e desenvolver o imaginário. Por isso, é tão importante que não só os pais como também a escola estimulem os pequenos a vivenciar diferentes tipos de brincadeiras.











Dia do Circo
Dia do Circo, celebrado em 27 de março, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas.

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.

Abelardo Pinto nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no dia 27 de março de 1897. Ele era filho de pais que sobreviviam das artes circenses e desde criança atuava no meio. Em 1917, ele se tornou palhaço e teve sua carreira consolidada como um dos grandes palhaços brasileiros.

O nome artístico — Piolin — era um apelido que ele recebeu de um colega de circo por causa de um atributo físico: as pernas longas e finas. Piolin é uma palavra usada para definir barbante no idioma espanhol.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário