quinta-feira, 30 de março de 2023

TRABALHO DE ARTE - PINTURA COM A DIGITAL - 4º ANO - PRÓ KERLE

Para Fröbel, as atividades artísticas eram importantes, não porque permitiam que os professores reconhecessem crianças com habilidades raras, mas sim porque encorajavam um “desenvolvimento completo e de todos os lados”.

Como o próprio Fröbel reconheceu, criar arte e aproveitar a arte de outras pessoas e culturas é muito importante para o pleno desenvolvimento das crianças.

As atividades artísticas permitem que as crianças desenvolvam habilidades que podem ser aplicadas em várias outras áreas curriculares, além de desenvolver a confiança de expressar seus pensamentos e sentimentos através da arte.

Quando as crianças participam de atividades de arte com seus colegas de classe, o feedback que elas dão umas às outras constrói autoestima, já que as ajuda a aprender a aceitar críticas e elogios dos outros.

Pequenas atividades em grupo também os ajudam a praticar importantes habilidades sociais, como esperar pela sua vez, compartilhar e negociar pelos materiais.











 


AGRUPANDO QUANTIDADES PARES E ÍMPARES - PRÓ JOSIARA - 1º ANO






 

CONVITE - CULTO EM AÇÕES DE GRAÇAS


 

quarta-feira, 29 de março de 2023

Jogos Matemáticos- contagem e quantidade - 2º Ano - Prós Daisy e Norma

A importância da contagem para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas. A contagem tem sido indicada na literatura nacional e internacional como uma habilidade necessária ao desenvolvimento da capacidade de compreensão numérica (PRAET; DESOETE, 2014).

Pular amarelinha, criar o seu próprio painel de elevador ou até cozinhar são formas criativas de familiarizar os pequenos com os números!

quanto mais os adultos incentivarem o contato dos pequenos com os números em situações do cotidiano, melhor será a assimilação.

“É interessante que as ocasiões de contagem estejam dentro de um contexto de uso, mostrando para a criança que contamos para marcar tempo, distância, quantidades…”, Isso fará a criança associar os números a objetos que estão a sua volta, tornando os algarismos menos abstratos”,

                                                        






















Atividade Física 1º e 2º Ano










 

terça-feira, 28 de março de 2023

Brinquedos e Brincadeiras - 1º Ano - Pró Josiara

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos e meninas sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem". 
(Carlos Drummond de Andrade)
Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações.
O brincar é a primeira forma que as crianças encontram de se relacionar com o mundo. É por meio das brincadeiras que elas têm a oportunidade de descobrir cores, formatos, texturas e desenvolver o imaginário. Por isso, é tão importante que não só os pais como também a escola estimulem os pequenos a vivenciar diferentes tipos de brincadeiras.











Dia do Circo
Dia do Circo, celebrado em 27 de março, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas.

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920.

Abelardo Pinto nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no dia 27 de março de 1897. Ele era filho de pais que sobreviviam das artes circenses e desde criança atuava no meio. Em 1917, ele se tornou palhaço e teve sua carreira consolidada como um dos grandes palhaços brasileiros.

O nome artístico — Piolin — era um apelido que ele recebeu de um colega de circo por causa de um atributo físico: as pernas longas e finas. Piolin é uma palavra usada para definir barbante no idioma espanhol.